Te Ashi Do
Karate Do, Kung Fu, Aikido, Ninjutso, Taekwondo, Hapkido, Kobudo, Capoeira, Maculele, Wushu, Sanda, Shaolin, Artes Marciais.
Te Ashi Do Mixed Martial Arts: Karate Do, Kung Fu, Taekwondo, Hapkido, Capoeira, Maculele, Kobudo
Te Ashi Do Mixed Martial Arts: Karate Do, Kung Fu, Taekwondo, Hapkido, Capoeira, Maculele, Kobudo
Te Ashi Do Mixed Martial Arts: Karate Do, Kung Fu, Taekwondo, Hapkido, Capoeira, Maculele, Kobudo
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Te Ashi Do Mixed Martial Arts: Karate Do, Kung Fu, Taekwondo, Hapkido, Capoeira, Maculele, Kobudo
Mestre Pepi Shihan 10 Dan Hanshi
O Te Ashi Do é uma Arte Marcial Militar Mista de Combate e Luta de Contato, Vale Tudo. Basicamente o Te Ashi Do pode ser definido como uma Arte Marcial, ou Estilo Selvagem. Shihan: Arno Éder Popper “PEPI” Categoria: 10 Dan Hanshi. (Grão Mestre e professor em diversas artes marciais) 40 Anos de pratica em Artes Marciais, Defesa Pessoal e Filosofia de Vida. De prache para deixar claro ao leitor. O Te ashi Do foi criado por Arno Éder Popper no ano de 1986 e pode ser praticado por pessoas de todos os sexos e cores, sem limite de idade, desde que o aprendiz tenha disposição e no mínimo 06 anos de idade. Observação: Todos os alunos e praticantes menores de idade devem ter autorização escrita dos pais ou responsável legal com firmas autenticadas e reconhecidas em cartório. É preciso ainda esclarecer que em todas as artes marciais você encontra técnicas e golpes praticados no Te Ashi Do, mas em nenhuma das artes marciais você treina, aprende e pratica todas as técnicas que são ensinadas no Te Ashi Do. O Te Ashi Do é um estilo único e verdadeiramente eclético que ensina técnicas fáceis e difíceis apropriadas para defesa pessoal e combate em qualquer ambiente e situação. Na pratica do Te Ashi Do o Ser Humano aprende técnicas de Karate Do, Kobudo, Hapkido, Taekwondo, Jyu Jutso, Judo, Mwai Tai, Shobudo, Capoeira e outras técnicas de Kung Fu dos estilos Wushu, Sanda, Shao Lin, Mao de Ferro, Garras do Tigre, Garras de Águia, Socos do Leopardo, Dedos de Ferro entre outras como o Pau d’água, (O Estilo do Bêbado), tang Su Do, Aikido, Ninjutsu, Wuzi, The Art of War: Sun Tzu. Vale lembrar que o Te Ashi Do é uma arte marcial essencialmente pacifica... Sua finalidade é a defesa e não o ataque. Por isso mesmo longe de predispor para a violência ele cultiva a Cortezia e a boa educação com seus semelhantes. O Te Ashi Do apesar de ser uma arte marcial militar mista de combate com lutas de contato tem como principio o comportamento bom, discreto, objetivo e racional. O Te Ashi Do é uma arte marcial que visa construir uma personalidade perfeita num corpo forte e saudável. Também pode ser considerado um estilo de luta mortal e eficaz no uso de técnicas de pernas, braços, mãos abertas e fechadas; torção, imobilização, agarramento e pontilhadas de dedos; Briga de chão, estrangulamento, Este estilo também é especializado em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas, torções, técnicas de alongamento e respiração, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques. Essa arte marcial também ensina seus praticantes a auto defesa com o uso de diversos tipos de armas orientais e afro brasileiras. O Te Ashi Do ensina a defender se utilizando e transformando qualquer objeto em arma mortal e eficaz para combater qualquer adversário. Além de tecnicas de luta, o faixa preta em Te Ashi Do é um Terapeuta, pois o TeAshi Do tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em tecnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias. Em Sintese: O Te Ashi Do irá brindar seus praticantes de: - Um eficaz sistema de defesa pessoal; - Coordenação psicomotriz; - Destreza, reflexo e capacidade de reação; - Descarga energética; - Desinibições, disciplina, concentrarão; - Desenrolar intuitivo; - Domínio e si mesmo; - Vontade e fé inquebráveis; - Humildade e tolerância; - Responsabilidade, recreatividade; - Companheirismo e respeito fazem os alunos, professores e praticantes, alem do que os praticantes aprendem e se comportam como pessoas aptas físicas, psíquica e espiritualmente. Complementando: - O Te Ashi Do ensina um ser humano a ser feliz preparado para enfrentar a vida e triunfar diante dela. Mais informações em nossos telefones: Grão Mestre Pepi Shihan: 10 Dan Hanshi fones: (47)8429-5071, (47)8422-5072, (47)8401-1143. REGULAMENTO INTERNO DA ACADEMIA DE ARTES MARCIAIS MILITARES MISTAS DE COMBATE E LUTAS DE CONTATO ESTILO TE-ASHI-DO. REGULAMENTO INTERNO do Estilo TE-ASHI-DO. Grão Mestre: Arno Éder Pöpper (Pepi). Categoria Shihan 10 Dan Hanhshi O presente regulamento contem as diretrizes básicas da academia a serem seguidos e observados pêlos alunos das academias, escolas e associassões representantes da Arte Marcial Estilo Te Ashi Do.. I – CONDIÇÕES DE MATRÍCULA. a) Ler o regulamento interno. b) Conferir e assinar a ficha de matrícula preenchida pelo responsável da academia. c) Quando o candidato for menor de idade, a ficha devera ser abonada pelo tutor legal. d) Apresentar prova de identidade. e) Fazer o pagamento da primeira mensalidade, junto com a matrícula. II – MENSALIDADES E TAXAS. 1) Os pagamentos deverão ser efetuados na secretaria da academia. 2) MENSALIDADES: a) As mensalidades deverão ser pagas antecipadamente. b) As mensalidades com atraso de cinco dias, sofrerão acréscimo de 10% (dez porcento). c) O aluno que deixar vencer duas mensalidades consecutivas, será automaticamente excluído da academia. d) O aluno só poderá cancelar a matricula se estiver em dia com os devidos pagamentos. 3) TAXAS: a) O aluno que quiser fazer exame de faixa, deverá pagar antecipadamente uma taxa de inscrição. b) O valor da taxa de exame de faixa será estipulado na época do exame. c) O atleta que quiser obter o certificado de faixa devera pagar uma taxa para a despesa de impressão. d) O aluno, ou praticante que perder a sua carteira de identificação e quiser obter Segunda via, deverá pagar uma taxa no valor de 30% (trinta por cento) do valor da mensalidade. III – ADMINISTRAÇÃO. a) A academia, ou professor, se reservam o direito de recusar a inscrição de aluno. b) Os dias e horários de treino, assim como seu período de duração, poderão ser alterados pela academia se houver necessidade, mantendo a mesma carga horária. c) Os períodos de ferias serão entre os dias 15 (quinze) de Dezembro, a 15 (quinze) de Janeiro, como também na Segunda quinzena de julho, podendo ser alterado se houver necessidade pôr parte da academia. OBS.: O período de ferias será pago integralmente por todos os alunos e praticantes. d) Queixas, sugestões, pedidos e reivindicações, deverão ser encaminhados a secretaria, ou professor, fora dos horários de aula. REGIME DISCIPLINAR. 1 – Tirar o calçado antes de entrar na academia. 2 – Cumprimentar a sala de treinamento na forma tradicional, na entrada e saída para os treinos. 3 – Cumprimentar instrutor, professor, ou mestre, antes e depois dos treinamentos. 4 – Cumprimentar os companheiros de treinamento, antes e depois de qualquer exercício, ou atividade, dentro ou fora da academia. 5 – Estar pronto e uniformizado, 5 (cinco) minutos antes de iniciar os trabalhos da academia. 6 – O aluno que atrasar-se, não poderá participar dos treinamentos e atividades da academia. 7 – Nas horas de descanso e espera dentro da academia, ou em outros locais de treinamento, os alunos e praticantes deverão sentar-se com as pernas cruzadas. 8 – Não colocar os pés e as mãos nas paredes da academia. 9 – Manter distancia de vidros e espelhos na hora dos treinamentos. 10 – Os alunos e praticantes não poderão treinar com armas fora da academia, salvo na presença do mestre, ou professor responsável. 11- Os alunos ao trocarem de roupas devem deixa-las guardadas em local seguro para evitar perdas e furtos. 12 – Os alunos devem deixar seus objetos de valor em casa. 13 – A academia não se responsabiliza pôr perdas ou extravio de quaisquer objeto. 14 – Os alunos deverão deixar o banheiro e vestiário, sempre em condições de uso. 15 – Os alunos devem conservar seu uniforme limpo. 16 – Não é permitido dobrar as mangas de blusas e kimonos, nem tão pouco a borda das calças em qualquer atividade da academia. 17 – Os alunos e praticantes devem conservar as unhas dos pés, e das mãos, sempre curtas para evitar acidentes. 18 – Manter higiene pessoal, cabelos e barbas sempre cortados. 19 – Não é permitido o uso de gírias e palavreados, dentro da academia. 20 – Não é permitido tocar em objetos e aparelhos de treinos, sem a devida autorização do instrutor ou professor responsável. 21 – Cumprimentar os companheiros de treino, ao entrar e sair da academia. 22 – Não é permitido, beijos, abraços e quaisquer gracinhas nos horários de treinamento, bem como em qualquer dependência da academia. 23 – É rigorosamente proibido a pratica de lutas e kumites, com alunos de categoria abaixo da faixa laranja, salvo na presença do instrutor, professor, ou mestre responsável pela academia. 24 – O aluno que danificar qualquer objeto da academia, devera pagar pela sua reposição. 25 – O aluno que tiver motivos para ausentar-se de treinamentos devera comunicar a secretaria, ou professor, fora dos horários de treinamento. 26 – O aluno que tiver três faltas na folha de chamada, sem comunicar os motivos, será automaticamente desligado da academia. 27 – Nunca; jamais fazer mau uso das técnicas do Te-Ashi-Do. 28 – Não é permitido fumar, ou beber nas dependências da academia. 29 –O aluno que tiver qualquer motivo para sair antes do final dos treinamentos, deverá comunicar a secretaria, ou, a seu professor, antes do inicio das atividades. 30 – Menores de idade só poderão participar de torneios e competições, com a devida anuência dos pais, ou responsável legal. 31 – Todos os praticantes de Te-Ashi-Do devem cumprimentar-se na forma tradicional quando se encontrarem na rua, ou em qualquer outro local. 32 – Os alunos reprovados no exame de faixa serão convocados a um outro teste, em uma data predefinida sem custo de inscrição. 33 – Não é permitido transitar na academia com trajes e vestuário intimo. 34 – Os alunos não podem conversar nos horários de treino. 35 – É proibido falar mau de qualquer outra arte marcial. 36 – Os alunos mais graduados deverão ensinar os mais novos. 37 – Não será permitido o uso de propagandas, insignes e similares nos uniformes de treino. 38 – Os alunos deverão cumprir as regras, rigorosamente. 39 – Os alunos, professores e praticantes acima de faixa preta estarão isentos de mensalidades, exceto as taxas de exames e outras. 40 – Os professores e instrutores de Te-Ashi-Do, mesmo não estando graduados faixa preta ficaram isentos das taxas de mensalidade. 41 – Jamais será permitido que alunos e praticantes faltem com respeito a seus superiores e professores, podendo ser excluído da academia de acordo com o grau da situação. 42 –Os alunos e praticantes deverão cumprimentar a bandeira nacional, antes e depois dos trabalhos dentro da academia. 43 – Não será permitido treinar com pulseiras, colares, anéis ou quaisquer outros objetos similares que possam pôr em risco a saúde própria, ou a de seus companheiros de treino. 44 – Não é permitido levar qualquer material da academia para treinar em casa. 45 – Todos os materiais usados em treino deverão ser colocados de volta no seu local de origem, após o termino do trabalho. 46 – É proibido beber água durante os treinamentos. 47 – É proibido trazer para a academia; livros, revistas e outros que não dizem respeito aos treinos de Te-Ashi-Do. 48- Será obrigatório o uso do uniforme em qualquer local que se pratique o Te-Ashi-Do. 49 – O uniforme de treino é composto de calça preta e camiseta branca, com, ou sem sapatilhas que deverão ser pretas. Também é permitido treinar com "KIMONO BRANCO de Karate ou Judo" O uniforme não poderá ter nenhuma insiguinea de outra academia ou quelquer outra propagana que seja. 50 - Não é permitido o uso de aparelhos celulares dentro da academia e outros locais de treinamento. Exeto em treinamento de campo com autorização do instrutor, professor ou mestre responsavel no comando. 51 - Não é permitido em salade aula e treinamentos o uso de corretivo, bones, bala, pirulito, chiclete, celular e fones de ouvido. O celular não faz parte dos treinamentose seu uso e proibido conforme lei: 14363, de 25/01/2008. 52 - Todas as faltas devem ser justificadas na aula seguinte, independente do motivo. caso contrario o aluno não tera direito a outra chance, caso houver. 53 - Desrrespeitar professor, instrutor ou mestre, violar regras, ética e comportamentais na instituição de esnsino leva a punição conforme o projeto de lei: 267/11. 54 – As punições para o não cumprimento das regras, podem ser castigos, suspensão, multas, ou a exclusão da academia. QUANDO ENVIAREM SEUS FILHOS PARA A ACADEMIA, PARA QUE RECEBAM INSTRUÇÃO E TREINAMENTO, NÃO SE ESQUEÇAM QUE ELES DEVEM, OBRIGATORIAMENTE, LEVAR JUNTO CONSIGO, A EDUCAÇÃO QUE VOCÊS DERAM A ELES. FILOSOFIA: Qualquer um pode suportar o que é suportavel. O objetivo em praticar Te Ashi Do é suportar o que é insuportavel. Hierarquia: - Divisão de Faixas e Categorias: Todas as faixas abaixo tem um limite de tempo pré-estabelecido para que o aluno ou praticante atinja novas categorias, habilidade, conhecimento e pratica da Arte Marcial Estilo Te Ashi Do. Mesmo com as categorias pré-estabelecidas por cor de faixas e tempo de duração entre cada uma não quer dizer que o aluno estará apto a mudar de faixas e categorias nos tempos pré-estabelecidos. O fator principal para que o aluno consiga avançar de grau e categoria é necessário treinamento constante com dedicação e determinação, conhecimento das técnicas e pratica das mesmas aprovadas por exame de faixa. Para os exames de faixa serão sempre cobrado uma taxa de participação que servira para cobrir as despesas de organização, entrega de faixa, diplomas e certificados sem custo adicional. O custo dos exames será sempre estipulado antecipadamente pela organização. Em casos de alunos e praticantes que pagarem a taxa do exame e serem reprovados, será marcada uma nova data sem custo para que estes reprovados possam refazer o exame lembrando que este será sem custos adicionais. Observação: A faixa, diplomas e certificados serão entregues pelo Comando Geral das Forças Te Ashi Do ficando o praticante isento de reconecimento de firma do presidente em cartório, assim como também não terá que procurar lojas e costureiras para a compra ou confecção das faixas com as pontas bordadas contendo as marcas do Te Ashi Do. Categorias Iniciantes. 10º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Branca – Iniciantes, ponto de partida. 09º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Amarela – 3 (Tres) meses de treinamento. 08º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Laranja – 6 (Seis) meses de treinamento. 07º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Laranja com azul – 9 (Nove) meses de treinamento. Categoria Intermediaria. 06º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Azul – 12 (Doze) meses de treinamento. 05º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Azul e Verde – 15 (Quinze) meses de treinamento. 04º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Verde – 17 (Dezessete) meses de treinamento. 03º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Roxa – 20 (Vinte) meses de treinamento. Categorias de Instrutores. 02º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Roxa com Marrom – 23 (Vinte e três) meses de treinamento. 01º Categoria, Kyu, Gub – Faixa Marrom – 26 (Vinte e seis) meses de treinamento. CATEGORIA ESPECIAL p/ Formação de Professores - A Faixa CINZA. Neste caso também ha alunos que por autorização e a escolha do seu mestre ou professor passam a utilizar a faixa cinza. A faixa cinza não representa nenhum "kyu - Siguinificado Japones ou Gub - Siguinificado coreano" como nas artes marciais japonesas e coreanas, mas define que o aluno que esta usando esta faixa é um praticante residente, ou aqueles que passam a determinarse constantemente no aprendizado do estilo para no futuro se tornarem professores e mestres. Também serve para identificar os alunos mais preparados para assumir o comando da academia "O Dojo" na ausencia de seu professor, "Sensei" instrutor ou mestre "Shihan". Esta faixa também é comum ser usada por filhos, herdeiros de sangue e criados do mestre criador de um estilo de artes marciais... o que chamamos em Japones de "Soke". Categorias Avançadas. “Professores” 01º Grau, Dan (Reinchi) – Faixa Preta. 36 Trinta e seis meses de treinamento. 02º Grau, Dan (Reinchi) – Faixa Preta com pontas vermelha e cinza. Categorias Superiores. 03º Grau, Dan (Kyoshi) – Faixa Preta e Cinza continua. 04º Grau, Dan (Kyoshi) – Faixa Preta e Cinza quadriculadas. Categorias Superior Avançado. 05º Grau, Dan (Yodansha) – Faixa Preta e Vermelha continua. 06º Grau, Dan (Yodansha) – Faixa Preta e Vermelha quadriculada. Categorias de Mestres: “Mestrado” 07º Grau, Dan (Kodansha) – Faixa Vermelha e Branca continua. 08º Grau, Dan (Kodansha) – Faixa Vermelha e Branca quadriculada. Categorias Extremamente superiores. 09º Grau, Dan (Hanshi) – Faixa Preta, Vermelha e Branca continua. 10º Grau, Dan (Hanshi) – Faixa Preta, Vermelha e Branca quadriculada. (coral) Observações Importantes: 1 - Somente os mestres com categoria acima de Terceiro Dan estão autorizados a fazer exames de faixa se tiverem a autorização do comandante geral do estilo em documento certificado, reconhecido e assinado. 2 - Somente o mestre Shihan 10 Dan fundador do estilo poderá usar a faixa “VERMELHA” Toda Vermelha, ou, faixa branca com varias cores listrada com as costuras marcadas com linhas costuradas ao longo da faixa ponto a ponto com sete cores. Mas é preciso deixar bem claro que hoje a faixa do Shihan que é o comandante geral do estilo tem as cores da cobra coral... Vermelha e branca com listras pretas intermediarias. 3 - Em nenhum estilo, escola ou organização de Artes Marciais existe ou pode existir 2 Dois ou mais mestres com a categoria Shihan 10 Dan Hanshi que é o comandante geral do estilo. 4 - Em caso de falecimento do mestre Shihan 10 Dan Hanshi recebera este titulo o aluno que tiver a maior categoria abaixo do Seu Comandante Geral. Mas isso não da a ele o direito de usar a faixa toda vermelha ou a faixa branca com varias cores listrada com as costuras marcadas com linhas costuradas ao longo da faixa ponto a ponto com sete cores, sendo que para esta categoria 10 Dan o mestre passara a usar uma faixa coral de três cores sendo a Faixa Preta, Vermelha e Branca. As mesmas cores da cobra Coral. Em caso de haver dois ou mais praticantes com a mesma categoria a baixo do grão mestre geral "Comandante geral do Te Ashi Do". A escolha de seu substituto sera feita por uma votação dendo direito a voto todos os praticantes do estilo e membros associados ao Comando Geral das Forças Te Ahi Do e Associação Brasileira de Karate Do Estilo Te Ashi Do. 5 - Em todos os exames será cobrado do aluno uma taxa de inscrição que servira para cobrir as despesas de confecção de faixas, certificados e diplomas e bordados, alem de outras despesas aqui não discriminadas. Ser ou não Ser. Esta é a questão. Um bom praticante de Te Ashi Do deve ter sempre em sua mente que uma técnica é uma obra de arte e para aperfeiçoa-la devemos estar em constante treinamento. É preciso ainda lembrar que sendo uma obra de arte não é criada com o propósito de matar, roubar ou destruir, mas sim para se ter uma ampla visão e experiência do mundo em que nos mesmos vivemos. Sendo assim: passamos a compreender que um soco pode ser apenas um soco. Ou... Um chute ou pontapé ser apenas um chute ou pontapé. Mas não é bem assim. Quando um aprendiz começa a fazer arte marcial pode estar pensando desta maneira, mas com o tempo vai compreendendo que as coisas não são assim. Porque um soco não é apenas um soco e um chute de igual forma também não é apenas um chute. Socos e chutes podem ser armas mortais e tanto podem tomar vidas ou servir para abrir e derrubar muitos outros obstáculos. Se uma pessoa da um soco ou chuta outra pessoa com certeza ira machuca-la e não sabendo a correta aplicação das técnicas das artes marciais poderá machucar se a si mesmo. Assim é possível compreender que um soco não é apenas um soco, da mesma forma que um chute também não é apenas um chute. Eles devem ser praticados constantemente para não fazer, mas com o propósito de ser o próprio chute, ou ser o próprio soco. Então. Desta maneira se entende que no mundo das artes marciais não se faz uma, ou qualquer outra arte marcial. Você deve treinar constantemente para ser a própria arte marcial que estas praticando. Ai eu completo dizendo que “Eu não faço chutes e socos” O meu corpo e a mente trabalham juntos lado a lado desferindo golpes de ataque e defesa simplesmente por reflexo e impulso. Assim só para resumir. “Eu não faço Te Ashi Do. Eu sou o próprio Te Ashi Do”. Princípios morais do Te Ashi Do 1 – Aperfeiçoar o caráter. 2 – Ser correto e leal. 3 – Abster-se de procedimentos violentos. 4 – Superar a si mesmo. 5 – Respeitar o instrutor e os mestres. Juramento do Te Ashi Do praticado por todos no início das aulas. Eu Prometo No início de todas as aulas e treinamentos este juramento deverá ser lido em voz alta para lembrar os alunos o objetivo do Te Ashi Do. Todo aluno devera ter em sua mente que quanto melhor for sua técnica, melhor será seu espírito. adquirindo auto controle, mais humildade, disciplina, paciência, inteligência, alem de ter muito mais coragem e mais saúde. 1 – Observar as regras do Te Ashi Do. 2 – Respeitar o instrutor e os mestres. 3 – Nunca fazer mau uso do Te Ashi Do. 4 – Construir um mundo mais pacífico. 5 – Ser campeão da liberdade e da justiça. Qual o objetivo de aprender Te Ashi Do? 1 – Cultivar o espírito. 2 – Desenvolvimento de técnicas especiais. 3 - Adestramento do corpo. 4 – Disciplina aplicada e justiça. 5 – Aperfeiçoamento do caráter humano. Filosofia fundamental: “Qualquer um pode suportar o que é suportável. O objetivo dos praticantes do Te Ashi Do é suportar o insuportável”. Possíveis Acidentes. É normal que na pratica do T Ashi Do aconteçam acidentes, alias, em todas as atividades esportivas ou em qualquer ambiente fora da academia ocorram acidentes. Continue lendo e veja você mesmo para tirar suas próprias decisões. Um praticante de futebol esta colocando em risco todas as suas partes físicas e mentais. Assim também pode acontecer no vôlei ou em qualquer outra atividade esportiva. No futebol são canelas quebradas e muitas vezes esfoladas, sem falar na torção de tornozelos, joelhos e outras partes do corpo. Um praticante de vôlei pode torcer ou quebrar o pulso, dedos, levar uma bolada no rosto, ou cair por cima do braço e causar outras lesões mais serias. Se você pratica corrida, ciclismo, halterofilismo, basquete, Tênis de campo ou mesa, ou qualquer outra atividade corporal ou esportiva estará sempre sujeito a acidentes, mas é preciso deixar claro que é muito mais fácil se machucar em outros esportes do ferir se na pratica do Te Ashi Do. Acrescento que no Te Ashi Do por ser uma arte marcial militar as probabilidades são ainda maiores, por este motivo os cuidados e precauções são ainda mais rigorosas. Nos torneios e treinamentos nunca chegamos a tocar agressivamente nossos companheiros. Usamos protetores em todas as partes que podem ser atingidas. Nosso poder de impacto nos golpes e técnicas, a energia e a força são utilizados somente nas horas imprevistas e necessárias, assim como temos sacos de pancada, bonecos, maquiwaras (Taboa de pancada – Boneco de \ushu e outros objetos próprios para descarregar energia e fortalecer o corpo. Uniforme de treino: O uniforme de treino pode ser basicamente um "kimono de karate totalmente branco sem insigneas e propagandas", ou uma calça preta com a camiseta branca, da mesma forma sem propagandas e qualquer outra insignra que não represente o estilo Te Ashi Do. Os alunos também devem treinar descalsos ou com sapatilhas leves e de preferencia de pano preto ou branco. Ordem de Comando. No início dos treinos "aulas" o professor, instrutor ou mestre da o comando em japones: - Keiko Hashi Meni Taichi - Iniciar o Treino. A partir deste comando todos os alunos tomam a posição inicial de sentido em Ritsu Rei aguardando que o professor responsavel faça a continuação do comando, que neste caso o sensei dira Ze Rei "Saudação de joelhos". Neste caso o aluno mais velho ou mais graduado se ajoelhará seguindo da esquerda do mestre para a direita até o aluno menos graduado. O aluno da ponta o mais graduado anuncia: - Kentsukei sensei ni rei - Todos devem saudar o professor. Desta mesma forma todos os alunos ajoelhados repetem simultaneamente: Onegai Shimasu - Por favor ensina-me. Assim como no início da aula o professor, instrutor ou mestre da o comando e diz outro seguimento de palavras: Keiko ouaremenitaichi - Saudação para terminar o treino. .Todos voltam a posição inicial "Ritsu Rei" e aguardam o comando Uatskei - Posição Sentido. Rei - Comprimento de pé: "falando a seguinte palavra: Te Ashi Do". A seguir o intrutor, professor ou mestre da o comando: Ze Rei - Saudação de joelhos. Neste caso o aluno mais velho ou mais graduado se ajoelhará seguindo da esquerda do mestre para a direita até o aluno menos graduado. O aluno da ponta o mais graduado anuncia: - Kentsukei sensei ni rei - Todos devem saudar o professor. Desta mesma forma todos os alunos ajoelhados repetem simultaneamente: Onegai Shimazu - Obrigado por ensinar-me. Contagem em Portugues, Japones, Coreano e Chines. Portugues. Japones. Chines. Coreano. Ordinais Ordinais Ordinais Ordinais: Cardinais: 01 - Um Ichi Yi Um - Hana Primeiro - IL 02 - Dois Ni Èr Dois - Turl Segundo - I 03 -Três San Sãn Três - Set Terceiro - SAN 04 - Quatro Shi Si Quatro - Net Quarto - SA 05 - Cinco Go Wù Cinco - Tasot Quinto - OH 06 - Seis Roku Liù Seis - Iosot Sexto - IUK 07 - Sete Shiti Qi Sete - Ilgob Setimo - TCHILL 08 - Oito Hashi Bã Oito - Io-doll Oitavo - PAL 09 - Nove Ku Niu Nove - A-rrob Nono - KU 10 - Dez Ju Shi Dez - I-oll Decimo - SIB As dezenas em japones são: 20: Nidiu, 30: Sandyu, 40: Shidyu, 50: Godyu, 60: Rokudyu, 70: Shitidyu, 80: Hashidyu, 90: Kyudyu. As Centenas em japones são: 100: Hyaku, 200: Ni Hiaku 300: San Hiaku, 400: Shi Hiaku, 500: Go Hyaku, 600: Ro Pyaku, 700: Shiti Hyaku, 800: Hashi Hyaku, 900: Kyu Hyaku. Os milhares em Japones são: 1.000: Isem, 2.000: Nisem, 3.000: Sansen, 4.000: Shisen, 5.000: Gosen, 6.000: Rokusen, 7.000: Shitisen, 8.000: Hashisen, 9.000: Kyusen, 10.000 Jusen ______________________________________________________________ Significado de algumas palavras usadas no Te Ashi Do: - DOJÔ – Academia (Salão de Concentração) - JÔ-SEKI – Lugar onde se sentam as autoridades (ao lado do altar) - REI-HÔ – Saudação ( Maneira de Cumprimento) - REI – Cumprimento - MOKUSÔ – Meditação (Fechar os olhos e manter silêncio) - ZA-REI – Cumprimento ajoelhado - RITSU-REI – Cumprimento em pé - SHI-HAN – Mestre - SENSEI – Professor - SEITÔ – Aluno - DÔO-HAI – Colegas - NINTAI – Perserverança (paciência) - DORYOKU – Esforço (empenho) - HISSHYÔ – Ei de vencer - KATANÁ – Espada - DAITÔO – Espada Maior - SHÔOTÔO – Espada Menor - TANTÔO – Punhal - BOKKEN – Espada de Madeira - TÊ – GATANÁ – Mão usada como Espada - HÔOTYÔO – Faca - HASSAMI – Tesoura - TANJYÚ –Revolver - TOKEI – Relógio - TAIMU-DOKEI – Cronômetro - JIKAN – Horário (ou horas) - FUN – Minutos - BYÔO – Segundos - SEMPAI – Superiores (Classe) - KÔ –HAI – Inferiores (Classe) - ANATA – Senhor (ou Senhora) - KIMI – Você - WATAKUSHI – Eu - BOKU – Eu (Masculino) - OHAYÔ-GOZAIMASU – Bom Dia - KON-NITI-WA – Boa Tarde - KON-BAN-WA – Boa Noite - SAYONARA – Até Logo - GOMEM (SHIKKEI) – Perdão , desculpe-me - GOMEN-KUDASSAI – Com licença - ONEGAI-SHIMASU – Por Favor - ARIGATÔ-GOZAIMASU – Obrigado - SUMIMASEN – Perdão - HATÁ – Bandeira - KOKKI – Bandeira Nacional - AKÁ – Vermelho - SHIRÔ – Branco - AÔ – Azul - KII – Amarelo - MIDORI – Verde - MURASAKI – Roxo - TYAIRÔ – Marrom - ORENJI – Laranja - KURÔ – Preto - SENSHU-KEN – Campeonato - SEKAI – Mundial - KOKUSAI – Internacional - NAMBEI – Panamericano - ZENKOKU – Nacional - KEN – Estadual - CHI – Capital - GUN – Munícipio - MURÁ – Bairro - KUIKI –Distrito - KIAI –Grito Algumas partes do Corpo : - ATAMA = Cabeça. - KAMI = Cabelo. - MIMI = Orelha. - - HANA = Nariz. - MÊ = Olho. - MAYGUÊ = Sobrancelha. - MATSUGUÊ = Cílios. - KUTI = Boca. - HÁ = Há. - AGÓ = Queixo. - KUBI = Pescoço. - NODÔ = Garganta. - KAO = Rosto. - HITAI = Testa. - KATÁ = Ombro. - UDÊ = Braço. - HIDI = Cotovelo. - TÊ-KUBI = Pulso. - KOBUSHI = Punho. - TÊ-NO-KÔ = Dorso da Mão. - TÊ = Mão. - YUBI = Dedo. - TSUMÊ = Unha. - DÔO = Tronco. - KOSHI = Quadris. - MOMÔ = Cocha. - WAKI = Axila. - TAI = Corpo. - HIZÁ = Joelho. - KAKATO = Calcanhar. - SUNÊ = Canela. - KIBISU = Calcanhar. - AKILES = Tendão de Aquiles. - ASHI = Pé. - ASHI = Perna. - KURUBUSHI = Tornozelo. - ASHI-NO-URA = Sola do Pé. - ASHI-NO-YUBI = Dedo do Pé. - ASHI-NO-KÔ = Dorso do Pé. - KARADa = Corpo. - HARA = Ventre. Ukemi - Amortecimento de queda: - TÊ-UTI-UKEKI = Queda à batida de mão. - ZEMPÔ-KAITEM-UKEMI = Queda com giro frontal. - MAE-UKEMI = Queda frontal. - YOKÔ-UKEMI = Queda ao lado. - USHIRO-UKEMI = Queda de costas. Shisei - Posturas: - ZAI = Posição sentado. - ZEI-ZÁ = Ajoelhado. - KYOSHY = Apenas uma perna ajoelhada. - TYU-GOSHI = Posição agachado. - TYOKU-RITSU = Posição de sentido. - RITSUI-I = Posição em pé. - Shizen-Tai - Posição Natural: - SHIZEI-HONTAI = Posição Natural Fundamental. - MIGUI-SHIZENTAI = Posição Natural Direita. - HIDARI-SHIZENTAI = Posição Natural Esquerda. - JIGÔ-TAI = Posição de Defesa. - JIGÔ-HONTAI = Posição de Defesa Fundamental. - MIGUI-JIGÔ-TAI = Posição de Defesa Direita. - HIDARI-JIGÔ-TAI = Posição de Defesa Esquerda. Ayumi-Kata (Shin-Tai) - Maneira de andar (deslocamento) : - AYUMI-ASHI = Passo normal. - SURI-ASHI = Passo normal arrastado. - TSUGO-ASHI = Passo emendado. Kumi-Kata - Maneira de Segurar (pegadas) : - MIGUI-KUMI = Pegada na posição direita. - HIDARI-KUMI = Pegada na posição esquerda. - FUSEGUI = Defesa. Tai-Sabaki - Movimento do corpo: - MAE-SABAKI = esquivas com movimento para frente. - YOKÔ-SABAKI = esquivas com movimento para o lado. - MAWARI-SABAKI = esquivas com movimento em volta. - USHIRÔ-SABAKI =esquivas com movimento para trás. DAN – Graduação: - DANGAI = Faixa branca à marrom. - YUDANSHA = Faixa preta. - KÔ-DANSHA = Faixas de alto grau. - IKKYU = Faixa Marrom. - NI-KYU = Faixa Roxa. - SAN-KYU = Faixa Verde. - YON-KYU = Faixa Laranja. - GO-KYU = Faixa Amarela. - RO-KYU = Faixa Azul. - MUKYU = Faixa Branca. - SHODAN = 1º Grau Preta. - NIDAN = 2º Grau - SAN-DAN = 3º Grau - YON-DAN = 4º Grau - GO-DAN = 5º Grau - ROKU-DAN = 6º Grau Branca e Vermelha - HITI-DAN = 7º Grau - HATI-DAN = 8º Grau - KYU-DAN = 9º Grau Vermelha - DYU-DAN = 10º Grau Objetos para o Te Ashi Do com as técnicas de Judô : - TATAMI = Acolchoado. - ZÔRI = Chinelo. - KIMONO (ou JUDOGUI) = Roupa de Judô. - OBI = Faixa - ZUBON (SHITABAKI) = Calça - HIMÔ = Fio - ERI = Gola - NAKAERI = Meio da Gola - OKU – ERI = Fundo da Gola - USHIRO – ERI = Atrás da Gola - MON – DONKORÔ = 10 cm abaixo da gola atrás - UÊ = Acima - SHITÁ = Abaixo - KAMI = Acima - SHIMÔ = Abaixo - GYAKU= Contrário - KESSA = Ângulo - NIGUIRI = Apertar - KÔ-TAI = Trocar de Adversário - KIKEN = Desistência - SHISÔO = Quatros Lados - ZEMPÔ = Parte Frontal TREINAMENTO , FAIXA , COMPETIÇÃO E OUTROS TERMOS: - TREINAMENTO: 1 - UTIKOMI-RENSHU = Treinamento de Técnicas 2 - KATA(KIHON-RENSHU) = Treinamento de Base 3 - RANDORI (JIYÚ-RENSHU) = Treino Livre 4 - KANGUEIKO = Treino de Inverno 5 - SHOTSUGUEIKO = Treino de Verão 6 - HARI-SOKE-GUEIKO = Ataque Combinado 7 - HYAPPON-GUEIKO = Treinamento com Queda 8 - SHIAI-GUEIKO = Treinamento de Disputa 9 - RENRAKU-RENKA-WASA = Técnica de Sequência 10 – KAESHI-WAZA = Contra-Ataque - FAIXA: 1 – MAE – OBI = Frente da Faixa 2 – YOKÔ – OBI = Lado da Faixa 3 – USHIRO – OBI = Atrás da Faixa - COMPETIÇÃO : 1 – TAIKAI = Campeonato. 2 – SHIAI-JO = Área de Competição. 3 – SHIN-PAN-HÔ = Arbitragem 4 – SHIN-PAN-IN = Árbitros 5 – SHUSHIN = Árbitros Central 6 – FUKUSHIN = Árbitros Lateral 7 – HAJIMÊ = Iniciar 8 – SOREMADÊ = Terminar 9 – MATÊ = Pare 10 – SONO-MAM A = Pare do Jeito que está 11 – YOSHI = Continuar 12 – OSAE-KOMI = Comando de Imobilização 13 – TOKETA = Comando de Desimobilização 14 – IPPON = Pontuação Completa 15 – WAZA-ARI = Meio Ponto 16 – YUKO = Um quarto de Ponto 17 – KOKÁ = Um oitavo de Ponto 18 – HANSOKU-MAKE = Penalidade Máxima (desclassificação) 19 – KEIKOKU = Penalidade (meio-ponto) igual a Waza-Ari 20 – CHUI = Penalidade (um quarto de ponto) igual a Yukô 21 – SHIDÔ = Penalidade ( um oitavo de ponto) igual a Koká 22 – FUSEN-GÁTI = Vitória sem Adversário (ausência) 23 – SÔGO-GÁTI = Vitória a ponto somado. 24 – KIKEN-GATI = Vitória em desistência. - OUTROS TERMOS: 1 – KUZUSHI = Desequilibrio 2 – TSUKURI = Preparo 3 – KAKÊ = Projeção (Executar) 4 – MIGUI = Direita 5 – HIDARI = Esquerda 6 - OMOTÊ = Frente 7 – URA = Atrás 8 – UTSUBUSSE = Bruço 9 – YUTSU-BAI = De qatro 10 – SANKAKU = Triângulo 11 – JU-JI = Cruzado 12 – TORI = Ataque (no caso de defesa pessoal, será contrário) 13 – UKE = Defesa (no caso de defesa pessoal, será contrário) 14 – MOROTE = Duas Mãos 15 – RYO-TÊ = Duas Mãos 16 – KATA-TÊ = Uma Mão 17 – WIKI = Puchada 18 – SHIBORI = Apertar (torcer) 19 – SEISHIN = Espírito 20 – SHIN-SHIN = Espírito e Físico (corpo) ______________________________________________________________ Técnicas de mão do Karatê Do Te waza Grafia Tradução Técnicas de mão Kanji 手技 Informações gerais Estilo(s) praticante(s) Todos Conteúdo Escopo Técnicas em que são empregadas mãos e braços, para ataques, defesas ou agarramentos Katas · Bases · Defesas · Socos · Chutes · Imobilizações · Pancadas · Projeções · Quedas Te waza (手技?) é o termo pelo qual são conhecidas no Karate as técnicas de mãos e braços. Mas, em que pese referir a mãos, o conjunto de técnicas é de amplo espectro sem, contudo, ter a abrengência e o significado que dado no judô, que se refere a um kata específico. A ser considerada em sentido amplo, te waza abrange desde as técnicas contundentes, de defesa até as de projeção e imobilização.[1] Índice 1 Ken waza 1.1 Seiken 1.2 Uraken 1.3 Tetsui 1.4 Koken 1.5 Heiken 1.6 Kumade 2 Yubiken waza 2.1 Ippon-ken 2.2 Nakadaka-ken 2.3 Nihon-ken 2.4 Hiraken 2.5 Oyayubi-ken 3 Yubi waza 3.1 Keiko 3.2 Nukite 3.3 Torade 3.4 Koko 4 Shuto waza 4.1 Shuto 4.2 Haito 4.3 Keito 4.4 Haishu 4.5 Teisho 4.6 Seiryuto 4.7 Toho 5 Hiji waza 6 Ude waza 7 Torite waza 8 Hikite 9 Referências 10 Bibliografia 11 Ver também [editar] Ken waza Ken waza (拳技?) ou Seiken waza (正拳技) é o conjunto das técnicas de mão que abrange aquelas técnicas em que se usa mormente o punho, isto é, a forma de mão fechada ou semi-fechada, com os dedos cerrados. A palavra ken, em japonês, pode significar punho (拳) ou faca/espada (剣).[2] [editar] Seiken Seiken (正拳?) é a forma do punho fechado com impacto nos dedos indicador e médio[3], sendo a forma mais comum e, crê-se, mais efetiva de usar os punhos num enfrentamento porque é a mais intuitiva de se fazer. Os neófitos são incentivados a treiná-la. A forma é compartilhada por diversar outras artes marciais, como aiquidô, jujutsu, boxe ou savate. Serve para atacar quaisquer áreas e pode ser utilizada também ao s'executar uma defesa. A maneira correcta de produzir a forma é fechando a mão em sequência dos dedos, isto é, primeiro fecha-se o dedo mínimo, depois, o anular e assim por diante até fechar o punho com o polegar por sobre indicador e médio. Em que pese ser com os dedos todos fechados, não se usam deles todos, pois a área de impacto deve repusar sobre os indicador e médio, no fito de formar uma linha diagonal ideal que começa nos dedos referidos e a encerrar no cúbito. E, posto que a forma não seja usada num soco direito (choku zuki), a área é a mesma, pois assim a energia do golpe é concentrada num ponto menor, potencializando-o. Uraken Uraken (正拳?) é formado de modo semelhante a seiken, com os punhos também fechados[3] mas com a área de impacto sobre o cimo das juntas dos dedos indicador e médio. Todavia, pode-se utilizar também com a área de impacto sobre as juntas de todos os dedos, mormente quando se treina com makiwara e, bem assim, os pontos logo inferiores às juntas. Tetsui Tetsui (鉄槌?), Kentsuí (拳槌) ou Shutsuí (手槌), é feito com o punho cerrado, pero a mão bate em forma de martelo. Trata-se de técnica bastante natural, mormente ao iniciante, tal e qual seiken. A área de impacto é a lateral carnuda da mão, que deve estar tensionada, isto é, com o punho firmemente fechado, pois assim quando o lutador premer a mão no alvo não sofrerá dano mas o adversário, sim.[4][3] Koken Koken (孤拳?), ou Kakuto (鶴頭), faz com a mão bata em forma arqueada, pois é feita ao dobrar o punho para a frente e colocando o polegar rente ao dedo médio, ou seja, o sítio de impacto é a parte exterior exposta do punho.[3] Os alvos comuns, quando usada a técnica como ataque, são várias, indo desde o baço e pernas até o rosto. Quando usada como defesa, é bastante versátil e pode ter a trajetória iniciando em qualquer ponto e indo em qualquer plano. No caratê desportivo a técnica não tem muito uso. Heiken Heiken (平券?) forma-se à semelhança de seiken, pero com a área de impacto respousa sobre os dedos e a palma da mão. A forma é conhecida também como "mão de maça".[3] Kumade Kumade (熊手?) é composta com os dedos a dobrar-se sobre eles mesmos. A área de impacto é a palma da mão, que fica bastante rija com a curvatura dos dados. A forma é conhecida também como "pata de urso". Yubiken waza Yubiken waza (指拳技?) é o conjunto no qual as técnicas são o meio-termo entre as técnicas de punho cerrado e de dedos estirados, nas quais, posto que seja usado o punho em riste, há certa prevalência de um dedo, como forma de focalizar a energia do golpe num ponto extremamente concentrato. Ippon-ken Ippon-ken (一本拳?), ou Hitosashiyubi ippon-ken (人差し指一本拳), é feito desde a forma em Seiken adianta-se o dedo indicador, deixando-o semi-cerrado, e deslocando o polegar para o apoiar. As áreas alvo são as mesmas do punho normal, porém com o fito de causar maiores lesões, o que a torna uma técnica perigosa. Além de golpes diretos contundentes, a forma pode ser usada para pressionar certos pontos do adversário, para promover o livramento de técnicas de agarramento, imobilização ou arremesso.[4] Nakadaka-ken Nakadaka-ken (中高拳?), Nakadaka ippon-ken (中高一本拳) ou Nakayubi ippon-ken (中指一本拳), é assemelhada à forma de ippon-ken comum mas com o dedo médio protuberante, difere basicamente porque nesta forma, a mão tende a assumir a forma triangular, o que proporciona alguma estabilidade a mais.[4] Nihon-ken Nihon-ken (二本拳?) é uma combinação das técnicas dos dedos indicador e médio, em cuja as mesmas anotações podem ser feitas.[4] Hiraken Hiraken (平拳?) usa dos dedos semi-cerrados[3], ou seja, a área de impacto repousa sobre a segunda articulação dos dedos, que ficam agrupados a formar uma superfície única. A vocação da técnica é o atingimento de partes mais maleáveis e/ou sensíveis a trauma, como garganta e ventre.[5] Oyayubi-ken Oyayubi-ken (亲指拳?), ou Oyayubi Ippon Ken (亲指一本拳), faz-se com o punho em semelhança a seiken mas com o polegar saliente em triângulo, isto é, a ponta do polegar repousa contra do dedo indicador fechado, bem a seu centro. Um golpe desferido com esta técnica é muito poderoso, o que o torna perigoso e inadequado a competições desportivas e, bem assim, sua prática em treinamento deve ser muito cautelosa e jamais usada em kumitê, pois acidentalmente pode causar desmaios e até morte, haja vista que os pontos visados no oponente são, na maioria dos casos, a base das orelhas e a têmpora.[4] Yubi waza Yubi waza (指技?) é o conjunto de técnicas em que se usam como arma de ataque as pontas dos dedos. Keiko Keiko (鶏古?), ou Washide (鷲手), tem como o desenho de um bico, isto é, os dedos são juntados todos no escopo de formar um bico sólido como área de ataque e cujos alvos são principalmente garganta e pescoço. Também conhecida em alguns estilos como sinônimo da técnica keito.[3] Nukite Nukite (貫手?) faz a mão assumir a forma de espada ou de garfo. Também é conhecida por "mão penetrante, posto nesta técnica, em cuja a mão é posicionada de forma parecida a Shuto mas com os dedos rigidamente unidos e/ou tensionados, o ataque se dá como se fosse um punhal.[3] É importante que os dedos fiquem arrumados de forma a não flexionarem (o que se consegue somente com muito treino e condicionamento) para trás, haja vista que em tal hipótese podem-se ocasionar ferimentos sérios. Tal como sucede co'as demais formas de mão aberta, os alvos principais são as partes macias do corpo, como estômago e garganta; um golpe no plexo solar pode deixar o adversário inconsciente. Um lutador experto pode mirar o espaço entre as costelas, ou logo abaixo delas, penetrar o corpo. O caratê, como desporto, baniu esta técnica de competições devido sua potencial letalidade, tendo em mente que um ataque à garganta pode resultar em morte. Variações Ippon nukite (一本貫手) Nihon nukite (二本貫手) Sambon nukite (三本貫手) Shihon nukite (四本貫手) Gohon nukite (五本貫手) Tate nukite (立て貫手) Omote nukite (表貫手) Torade Torade (虎手? mão de tigre) faz a mão assumir a forma de uma garra. Além de aplicar golpes fortes com a ponta dos dedos, pode ser usada para agarrar. Koko Koko (虎口? presa de tigre) forma-se com os dedos polegar e indicador assumindo forma de pinça. Alguns estilos tratam a forma como se variação de torade ou de nihon nukite seja. À semelhança da técnica, também serve para golpear com as pontas dos dedos e para agarrar a certar partes, sendo a garganta o principal alvo. Serve ainda para, depois de seguro, aplicar pressão em pontos dos braços e pernas, principlmente. Também se pronuncia "toraguchi". Shuto waza Shuto waza (手刀技?), ou kaisho waza (開掌技), técnicas de mão aberta, é outro grupo de técnicas de mão é o composto por aquelas posturas que simulam o emprego de uma faca, ou espada curta, ora com a lâmina, as costas ou a prancha. Tais técnicas utilizam da mão (sempre aberta) como se fosse um punhal, com o qual o atacante pode desferir um golpe cortante (com a lâmina), perfurante (com a ponta) ou contundente (com o cabo). Shuto Shuto (手刀?), ou Tegatana (手刀, mão de espada), tem que o golpe é desferido com a faca da mão, cujo fito é atingir geralmente áreas macias do corpo e circulação. Nesta forma, o polegar é dobrado e mantido firme contra a borda da mão que o apoia, os quatro dedos restantes ficam tensos, próximos mas sem ficarem rigidamente unidos.[3] Haito Haito (背刀?), ou Segatana (い刀, dorso de espada), tem que o golpe é desferido com o lado do polegar, isto é, o sítio de impacto respousa entre a base do dedo indicador e o polegar. À semelhança de Shuto, esta técnica serve para golpear partes macias do corpo, como a garganta. Como o seu emprego é mormente penetrante, é usada para golpear têmpora e rins também.[3] Keito Keito (鶏冠?) é semelhante a haito, porém o sítio de impacto reside na base do dedo polegar, isto é, na articulação da base. A vocação da técnica é o contra-ataque diretamente ao membro atacante do adversário. Haishu Haishu (背手?) é desferido com as costas da mão. Em que pese a forma poder ser usada tanto para atacar quanto para defender, sua vocação é mormente defensiva.[6] Teisho Teisho (手掌?), ou Shote (掌手), tem como área de impacto a base da mão. A forma, que pode se empregada tanto no ataque quanto na defesa, possui três variações: com os dedos para cima, para baixo ou o pulso lateral. Os alvos mais comuns são rosto, queixo, costelas e plexo solar.[6] Seiryuto Seiryuto (青竜刀?) é semelhante Teisho, mas o sítio de impacto assenta na intersecção daquela técnica e a de shuto.[6] Toho 'Toho (刀法?), ou Hirabasami (平挟み), é parecida à técnica de koko, todvia o sítio de impacto assenta-se na parte média entre indicador e polegar.[6] Hiji waza Hiji waza (肘技?), ou Empi waza (猿臂技), é parte das técnicas de mãos que emprega a região do cúbito. Junto com as técnicas de joelho os golpes deferidos com os cotovelos são fortes, pois poucas articulações são empregadas. Ude waza Ude waza (腕技?) é o conjunto técnico em que se empregam os o antebraços como área útil, pois, logicamente, além da mão, podem ser usadas outras partes dos braços. Dependendo do estilo estudado, pode ser referido como Kote, Ude, Shubo, Wan ou Wanto (小手, 腕, 手木, 腕 ou 腕刀?).[6] A técnica tem vocação mor defensiva, haja vista sua ampla extensão, mas pode (como toda e qualquer outra) ser usada ofensivamente. Assim, posto que não apareça nas denominações das formas, a se seguir um rigorismo será visível. Por exemplo, a defesa de rosto age uke. Variações Haiwan (背腕) Hira Kote (平小手) lado externo, costas do antebraço Gaiwan (外腕) Ura Kote (裏小手) lado superior Shuwan (手腕) Ura Kote (裏小手) lado inferior Naiwan (内腕) Omote Kote (表小手) lado interno, frente do antebraço Torite waza Ver artigo principal: Torite Torite waza (取り手技?) é a parte em que se estudam as formas de agarramento do adversário, pois, em situações de enfrentamento, em treino ou real, pode ocorrer de ser necessário ou mais adequado segurar o adversário e, em que pese o caratê hodierno não fazer ênfase em tais técnicas — posto ser destacado mais o seu aspecto desportivo — a arte marcial possui este conjunto de formas, que são uma parte importante do Caratê tradicional, a qual subsiste mormente nos katas. Tal circunstância leva ao fato de muitos caratecas não saberem lidar contra nage waza ou katame waza, permanecendo vulneráveis.[7] As formas de agarramento podem ser aplicadas diretamente ou da transformação de outra, de ataque ou defesa, como, por exemplo, Torade, Kokoken ou Toho. Ashidori (足取り): agarramento da perna Katatedori (片手取り): agarramento do pulso/mão Kosadori (交叉取り): agarramento cruzado Katatekosadori (片手交叉取り): agarramento cruzado do pulso Katadori (肩取り): agarramento dos ombros/superior Ryokatadori (両肩取り): agarramento de ambos os ombros Ryotedori (両手取り): agarramento de ambos os pulsos Ryotemochi (両手持ち): imobilização de ambos os pulsos Tekubidori (手首取り): agarramento do punho Ushirodori (後ろ取り): agarramento por trás Ushirokatadori|後ろ肩取り}}): agarramento superior por trás Ushirokatatedori (後ろ片手取り): agarramento do pulso por trás Hikite Hikite (引き手?) é a mão que se recolhe quando a outra ataca ou defende, é também o deslocamento da mão. Este movimento é de suma importância para a aplicação eficaz de qualquer técnica, funciona como se o corpo fosse uma polia. _____________________________________________________________ Resultados 1–13 de 13 para ASHI WAZA KARATE DO Pode criar a página com o título "ASHI WAZA KARATE DO", mas verifique se há alguma página sobre esse assunto com outro nome nos seguintes resultados da busca (caso existam). Anexo:Técnicas do karatê (redirecionamento de Anexo:Técnicas do Karatê) Lista de técnicas do karate Tachi waza (bases) ... Uchi waza (pacadas) e Tsuki waza (socos) : Técnicas de golpe diretos e indiretos de mãos 3 ... 12 kB (929 palavras) - 19h20min de 12 de abril de 2012 Projeções do caratê(secção Ashi barai) Kari waza: Kari waza | 刈技 | habilidade de corte é o gênero de técnicas ... Yoko otoshi: Karate-do kyohan: the master text (trad. 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Ashi garami: Ficheiro:Jud-ashi-garami. ... 7 kB (958 palavras) - 05h09min de 14 de novembro de 2011 Karate (redirecionamento de Karatê-Do) transl. karate, kɑʀɑtə) ou caratê-dô (ja | 空手道, transl. ... Todavia, técnicas de projeção, imobilização e bloqueios — nage waza , katame waza... 88 kB (12 487 palavras) - 20h30min de 20 de fevereiro de 2013 Defesas do karatê(secção Ashi uke) Uke waza (受け技) é a disciplina do caratê que cuida de estudar as técnicas ... Wari uke: Karate-do: traditional training for all styles . ... 11 kB (1 299 palavras) - 04h08min de 13 de maio de 2012 Bases do karatê(secção Ippon ashi dachi) Tachi waza (立ち技, Técnicas de base/pernas), ou tachikata | 立ち方, é o termo em que no ... Karatè sconosciuto: la parte nascosta del karate... 50 kB (6 877 palavras) - 18h18min de 16 de novembro de 2012 Chutes do karatê Keri waza (蹴り技) é o termo pelo qual são designadas as técnicas contundentes ... 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